FASES PSICOSEXUAIS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO SIGMUND FREUD  escrito em quarta 05 novembro 2008 16:20

Blog de hannahrafa :Hannah Rafaelle, FASES PSICOSEXUAIS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO SIGMUND FREUD

Freud sugeriu que os seres humanos são sistemas fechados de energia.
Existe uma quantidade constante de energia psíquica em qualquer indivíduo, que Freud chamou de libido, que seria a expressão da pulsão sexual primordialmente.
Ao longo de cada fase, os impulsos do ID, em busca de prazer, concentram-se em uma determinada área do corpo e em atividades ligadas àquela área.

FASE ORAL – ( do nascimento até 02 anos) – a área ao redor da boca e as atividades da alimentação são catexizadas de energia e o bebê experimenta um grande prazer com a atividade oral.

Palavra chave = dependência

FASE ANAL – (02 – fim dos 03 anos) – as crianças sentem prazer tanto retendo quanto repelindo as fezes., sentem prazer ainda com o tato, o odor da região anal e seus produtos. Estes prazeres entram em conflito com os pais que estão tentando introduzir o treinamento higiênico, é o primeiro contato mais forte da criança com o controle imposto.
Palavra chave= controle, manipulação.

FASE FÁLICA – ( 04 - -6 anos) – as crianças começam a obter prazer com a manipulação dos seus genitais. Elas observam as diferenças entre homens e mulheres e começam a dirigir seus primeiros impulsos sexuais ao genitor do sexo oposto. Complexo de Édipo – triângulo de interesse da criança pela mãe e conflito com o pai. A criança teme ser punido pelo pai através da castração , este sentimento denominado de ansiedade de castração é a base das futuras ansiedades provocadas por desejos internos proibidos. A resolução do Complexo de Édipo se dá pela identificação do menino com o pai e seus valores. O mesmo processo se dá com a menina, o Complexo de Electra, se
resolve com a identificação da menina com a mãe.

Palavra chave = aquisição de valores, moralidade, relação com autoridade.

PERÍODO DE LATÊNCIA – (07 – 12 anos) – Com a resolução de seus Complexos da fase fálica a criança entra num período de retraimento de sua energia sexual, ela desloca sua atenção dos
prazeres do corpo para as habilidades para lidar com o meio ambiente.

FASE GENITAL- (adolescência / puberdade) fase madura da sexualidade e amadurecimento.
O pleno desenvolvimento requer que cada fase seja vivida, elaborada e ultrapassada. Quando acontecem obstáculos que dificultam o desenvolvimento, seja por excesso de prazer ou por falta de prazer, a criança pode ficar fixada numa destas fases.
Outro conceito possível dentro do modelo de desenvolvimento freudiano é a regressão. Quando diante de uma situação muito difícil de ser elaborada a criança pode regredir a uma etapa da vida, quando ela se sentia mais segura, mais amada.

 

Minha bebê ainda está na primeira fase, mas está passando por ela da melhor forma possível... Hannah tem 9 meses e nasceu no dia do meu aniversário de 24 anos... 01/02/2008

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.167.238.60) para se identificar     

Nenhum comentário
FASES PSICOSEXUAIS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO SIGMUND FREUD


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para hannahrafa

Precisa estar conectado para adicionar hannahrafa para os seus amigos

 
Criar um blog